Guiado pela assertividade: recolocação e Job Hunting em um cenário pandêmico

Por Maria Eduarda Pereira Brochetto

O profissional Job Hunter, que em português quer dizer “caçador de trabalho”, atua na busca e seleção de vagas ou posições alinhadas a uma estratégia de carreira.

Antigamente, era comum que as pessoas esperassem pelas promoções e oportunidades dentro do local de trabalho. Hoje o cenário é diferente, com as mudanças sofridas, principalmente pelo crescimento da era digital, o mercado está mais competitivo e destacam-se profissionais que estejam sempre atualizados e em busca de crescimento pessoal e profissional. Hoje valorizam-se muito mais os benefícios, adequação ao perfil e objetivo do colaborador e da empresa, em contraposição à segurança de um emprego que dure por anos. Os colaboradores respondem a isto, acatando uma postura proativa na qual assumem a responsabilidade por sua trajetória no mercado.

Assim, dá-se sentido à figura do Job Hunter, que normalmente é contratado pelo profissional para que obtenha auxílio no rumo que dará a sua carreira. Para ter acesso as boas oportunidades, é importante que o profissional Job Hunter se mantenha sempre atualizado sobre o mercado e trabalhe uma rede de networking relevante e de maneira constante.

Para entender o mercado de atuação do cliente, o Job Hunter inicia sua atuação identificando forças e fraquezas para selecionar a melhor maneira do candidato se colocar diante do mercado. Os pontos fortes precisam ganhar destaque, já os fracos são atenuados ou trabalhados, se houver tempo e disponibilidade para tal.

Por isso, no momento da elaboração do currículo ou perfil em sites especializados e redes profissionais – como no caso do LinkedIn – o Job Hunter e o profissional já terão seus objetivos e metas alinhados, de modo que possam traçar passos e estratégias em sua busca. Em seguida, o profissional Job Hunter utiliza-se do mesmo foco para a captação de vagas compatíveis com o perfil do profissional assessorado.

Com seu início em 2020, a crise econômica decorrente da pandemia de COVID-19 vem destruindo vários postos de trabalhos no Brasil e no exterior. Muitos trabalhadores encontraram-se desempregados, e muitas empresas tiveram de fazer reajustes salariais de modo a conseguir enfrentar a crise e manter seus funcionários. Com isso, muitas pessoas passaram a sentir ainda mais necessidade de buscar auxílio para sua recolocação no mercado de trabalho, ou ainda, se viram insatisfeitas com sua ocupação e optaram pela busca de novas oportunidades de atuação.

Em um cenário incerto como este e em um mercado cada vez mais fragmentado e heterogêneo, o suporte do profissional Job Hunter faz a diferença, contribuindo de maneira mais assertiva para o reposicionamento de carreira e na busca por novas oportunidades.

Compartilhe em suas redes sociais