Viver a vida com Atenção Plena

Por Almire Fernandes

Pesquisadores concluíram que pessoas impacientes são mais propensas a serem obesas do que as que sabem esperar. Em alguns lugares, é muito fácil e barato comprar um fast-food a qualquer hora do dia, e muitas pessoas impacientes não conseguem resistir à tentação.

E se tivermos mais paciência e atenção plena, o que acontecerá? Viveremos de forma mais intensa e com detalhes cada acontecimento do nosso dia, talvez iremos respirar melhor, nos alimentar melhor, sentir o real sabor do alimento, perceber de outras formas as cores e tonalidades que nos cercam, ouvir os sons da natureza, fazer a mesma caminhada rotineira como se fosse a primeira vez que estivesse passando por aquele caminho, por perceber detalhes que nunca foram observados, ter atenção plena é ter paciência para a vida.

O parágrafo inicial parece perdido no contexto, mas é proposital para chamar a atenção dos impactos e benefícios de saber viver com atenção plena. Descobri a pouco tempo a técnica da atenção plena, no início me pareceu complicada, chata e quase impossível de praticá-la, mas aos poucos percebi sua importância e que as dificuldades que nós impomos a fazer qualquer coisa diferente de nossa rotina, é porque vivemos no piloto automático, e qualquer coisa que sair fora da programação irá incomodar.

Não somo robôs, mas temos comportamentos programados a todo momento, sem percepções, emoções e
sem de fato viver a vida. Alguma vez já aconteceu com você de dirigir alguns quilômetros de forma automática e de repente retomar a sua consciência como se você estivesse acordado de um sonho, mas na verdade você estava dirigindo e nem percebeu a paisagem ao redor, os carros que passaram por você? Ou talvez já tenha acontecido de você estar tão no piloto automático, de dirigir para um destino diferente do habitual e quando percebe já está fazendo o mesmo caminho de sempre, sem nem ter notado o momento em que tomou a
direção oposta ao seu destino.

Isto é viver no piloto automático, imagine quantas coisas deixamos escapar sem perceber! Passamos por nossos dias executando uma série enorme de rotinas automáticas, quantas coisas escapam que poderiam enriquecer nossas vidas? Viver no piloto automático pode ser muito estressante, sem graça, ineficaz e até mesmo insatisfatório. Abandonar rotinas automáticas e se concentrar com mais atenção ao momento atual é sair do piloto automático, porém isso exige um desaceleramento, significa viver cada momento, almoçar
com mais tranquilidade, parar mais vezes durante uma caminhada para observar o voo dos pássaros, para sentir o perfume das flores, é sentar para ver a beleza do sol nascer e se pôr, é ouvir atentamente o que o outro está te dizendo sem ficar pensando em suas preocupações enquanto este fala.

Conquistar a atenção plena pode não ser fácil, pode parecer chato, e até mesmo impossível para algumas pessoas, mas tudo é questão de hábito e escolha, você escolhe seus hábitos, nos habituamos a viver no piloto
automático, então também podemos escolher nos habituar a viver o presente usufruindo de todas as experiências que ele tem a oferecer.

Compartilhe em suas redes sociais