Candidate-se com Assertividade

Por Jaqueline Brenner

Tenho lido muito pelas redes sociais a reclamação de que profissionais não são chamados para entrevistas, porém enviam muitos currículos.

Aí que está um detalhe importante, pois nem sempre quantidade é qualidade. Esta máxima é válida para diversas áreas da nossa vida e quando estamos buscando uma oportunidade no mercado, ela é primordial.

Quando você busca uma oportunidade, é importante se atentar para algumas questões importantes. Existem palavras em um anúncio que passam batidas pelos olhos: REQUISITOS, EXCLUDENTE, MANDATÓRIO e DESEJÁVEL.

Primeira coisa a ser avaliada ao enviar um CV é você verificar as atividade e mensurar o quanto você tem aderência às mesmas, ou seja, o quando você já teve em sua carreira profissional a possibilidade de atuar com elas. Conhecer é diferente de experienciar.

Segundo temos que estar atentos para os requisitos, que podem ser excludentes/mandatórios, desejáveis ou apenas mencionados no anúncio como por exemplo: ter experiência no segmento industrial. Quando é colocado algum requisito que está explícito (EXCLUDENTE/MANDATÓRIO) é porque a empresa precisa desta conhecimento, experiência de imediato. Aí vai a dica: não adianta “tentar”.
Se no requisito está mencionado DESEJÁVEL e você possui todos os outros e experiência nas atividades, ai sim “TENTE”

Seja mais assertivo escolhendo as vagas que irá se candidatar, as possibilidades aumentam

 

Compartilhe em suas redes sociais