Você está pronto para as mudanças? Qual o perfil do profissional do futuro?

Por Jaqueline Brenner

Os especialistas falam em: Era do Conhecimento, Era da Colaboração, Era Pós-Digital, 4ª Revolução Industrial, mas principalmente em uma Era de Mudanças.  A era da robotização. O robô  veio para criar novos empregos e reinventar outros, mas mesmo assim, conforme o relatório The Future Jobs, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em setembro de 2018, estima-se que 133 milhões de novos postos de trabalho surgirão e que 75 milhões de empregos serão extintos até 2022 – ficando um saldo de 58 milhões de novas vagas.

Mas e quais serão essas novas vagas? Quais os requisitos? O que sabemos é que haverá uma grande transformação marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

O conhecimento em tecnologia (principalmente noções de programação e design) serão habilidades muito demandadas, mas habilidades humanas como criatividade, pensamento crítico, reflexão e capacidade de persuasão também serão necessárias e valorizadas.

Muitas profissões do novo cenário ainda não foram nem criadas, mas funções diretamente ligadas às ditas tecnologias emergentes (Big data e Analytics, I.A., IoT, Indústria 4.0, etc) e questões energéticas (otimização de energia, fontes renováveis, sustentabilidade, carro elétrico), tendem a crescer.

Engenheiros e cientistas de dados, especialistas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, desenvolvedores de software e aplicativos serão cada vez mais requisitados. O mesmo é esperado para funções que necessitam de habilidades interpessoais, como determinadas funções na área de vendas, marketing e atendimento ao cliente. As profissões voltadas para qualidade de vida também estarão em alta, já que as pessoas vão viver mais e cada vez mais vão se preocupar com a qualidade de vida.

Ter qualificação constante e consistente. É preciso se atualizar, aperfeiçoar as competências adquiridas na graduação. A especialização é o caminho, e é preciso escolher bem o que e onde estudar. Ai que está o primeiro desafio, escolher formações que sejam consistentes. Com tantas opções, temos que ser muito criteriosos, avaliar bem o que buscamos aperfeiçoar e saber que teremos que nos dedicar para isto.

Muitos discursos futuristas acabam nos dando a impressão de que a base profissional não tem mais importância, algo como um médico não precisar mais conhecer anatomia ou um engenheiro não precisar de matemática. Quando se fala em novas habilidades, não estamos descartando a importância de muitas das habilidades que poderíamos chamar de antigas. O que estamos falando é que as habilidades estão se complementando, temos que saber cada vez mais.

Algumas características são esperadas dos profissionais do futuro, isso porque, as formas de trabalhar tiveram grandes mudanças. As competências mais esperadas desses profissionais, são :

Auto gerenciamento

Comunicação múltipla (ter fluência em mais de um idioma)

Capacidade de negociação

Adaptabilidade

Atualização constante

Domínio da tecnologia – principalmente mobile

Foco nos resultados

Capacidade de se adaptar a novos modelos de trabalhos (home office, part-time, projetos, etc) e novas formas de remuneração.

Pensamento sustentável

Capacidade para tomar decisões

Você cada vez irá ouvir mais sobre os HARD SKILLS  e SOFT SKILLS, assunto que iremos tratar em outro momento. Fique atento!

Compartilhe em suas redes sociais